A avaliação de bens móveis inclui a avaliação de equipamentos, máquinas, veículos, embarcações e aeronaves, móveis e utensílios, equipamentos de informática, entre outros bens. Seu objetivo é fornecer o valor do bem, conforme a finalidade que origina a avaliação e a definição do tipo de valor que se deseje.
Laudo
para avaliação de bens, incluindo máquinas, equipamentos, bens imóveis e instalações industriais para ajustes de avaliação patrimonial, garantias, penhoras, avaliação de risco, avaliação de mercado, fusão, cisão e incorporação.
Elaboração de laudo de avaliação pelos métodos de cálculo de depreciação e revisão de vida útil dos bens.
Avaliação de bens móveis, instalações e bens industriais para certificação do valor de mercado, valor em uso, vida útil e valor residual conforme a legislação vigente.
Assistência Técnica Judicial para elucidar o perito do juízo através do acompanhamento da perícia, quesitos e parecer técnico.
Laudo técnico de avaliação patrimonial de bens do ativo imobilizado das empresas avaliação patrimonial para as finalidades estabelecidas na Lei 11 638 de 28 12 2007 que modificou a Lei 6 404 de 15 12 1976 (ajustes por impairment dissolução de sociedades, incorporação, fusão e/ou cisão) assim como para outras finalidades previstas na legislação, tais como garantia fiduciária, hipoteca, valor em risco para fins de seguro, penhora, comércio exterior, dação em pagamento e outras, judiciais, contábeis ou gerenciais.
Elaboração de laudo para definição de vida útil e cálculos de depreciação de bens como máquinas, equipamentos e outros bens móveis e imóveis.
TESTE DE RECUPERABILIDADE
O objetivo do teste de IMPAIRMENT é verificar se há na empresa a existência de ativos desvalorizados, considerando que um ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável. Como definição, valor recuperável é o valor líquido de venda ou VALOR JUSTO.
O VALOR JUSTO líquido de despesa de venda, é a avaliação do ativo ao valor que a empresa conseguiria receber pela venda do ativo em uma negociação padrão, descontado os custos com a venda, como exemplo, comissão de corretores, custos de leiloeiros, custos com transportes e embalagens de ativos.
O resultado do teste deve ser contabilizado nos casos em que o valor recuperável for inferior ao valor contabilizado, ou seja, a empresa deve registrar a baixa contábil da diferença nas Demonstrações de Resultado, debitando-se a conta de “despesa de perda por desvalorização de ativos” e creditando-se uma conta redutora do ativo